terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vodafone Weekend - Day 1

No sábado de manhã saímos de Tirana pelas 8h45 para Voskopoja, uma aldeia perto de Korce. Como não há auto-estradas e não se pode andar depressa nas estradas porque não sabemos o que nos espera no momento a seguir demoramos 3h30 para fazer 160km! E desta vez foi menos tempo porque há um túnel nova que corta caminho. Uns quilómetros antes de chegar ao túnel a estrada (que um dia será auto-estrada) é bastante boa apesar de ainda não estar acabada:

O novo túnel
O túnel


O caminho até chegar a Korce é muito verde, tem pouca densidade de casas e o ambiente é muito rural


Depois de subirmos quando começamos a descer encontramos o lago Ohrid, é muito grande e muito bonito, uma das margens é albanesa e a outra é da macedónia. Este lago é o mais antigo da Europa, a parte mais profunda tem 289 metros e  é património natural da UNESCO. Os peixes que habitam este lago são as trutas e familiares e são vendidos na estrada que contorna o lago. Esta estrada tem uma vista muito bonita mas são 25 km quase sem alcatrão e cheios de buracos, é necessário conduzir devagar para apreciar a beleza do lugar! Ao longo da "marginal" existem alguns restaurantes com varadins dentro de água

O lago Ohrid- do outro lado é a Macedónia
Ao longe o Lago Ohrid

Lago Ohrid - No regresso
Lago Ohrid - No regresso
Lago Ohrid - No regresso


Depois do lago passamos por Pogradec, não paramos e seguimos em direção a Korce ao encontro do grupo VDF. Mesmo não havendo placas com indicações, existem outras que nos garantem que estamos no bom caminho.

No caminho certo....











Âlbania rural

Âlbania rural

Âlbania profunda....Campos de milho 
No caminho certo...


Âlbania profunda
A estrada que liga Korce a Voskopoja começa por ter campos cultivados de um lado e do outro e cruzamo-nos várias vezes na estrada com burros a puxar carroças, e a A. pergunta:

- Isto aqui á mais antigo que Portugal não é?
- Porque perguntas?
- Porque aqui há mais burros e carroças do que em Portugal!

De facto é verdade, existem mais burros e carroças do que tratores! Os campos de milho e as mulheres a desfolhar as maçarocas fazem-me lembrar os tempos de infância em Guimarães! O ar nesta zona é mais fresco e muito limpo!

Nesta estrada encontramos o grupo VDF e seguimos em conjunto até Voskopja. Depois dos cumprimentos aos VDF e aos Sr. Embaixador e Sra. Embaixatriz de Inglaterra fomos visitar o centro de saúde da aldeia para ver em funcionamento o projeto de tele medicina apoiado pela Fundação VDF.  Com o apoio de um smartphone e os aparelhos para fazer alguns testes (diabetes, cardiovasculares, respiratórios, etc), os dados são enviados para o hospital grego e imediatamente a seguir recebem os resultados numa das 330 aldeias que são cobertas por este projeto. Assim, pelo menos uma vez por ano os habitantes destas aldeias fazem um rastreio podendo prevenir algumas doenças mais complicadas. Neste pequeno video podem ver como funciona: http://www.youtube.com/watch?v=TDT-zOxpvrM.

A seguir ainda houve tempo para ir visitar uma das muitas igrejas desta aldeia e com direito a visita guiada porque normalmente está fechada para que não se estrague ainda mais. A igreja nunca foi recuperada e está toda pintada por dentro, é muito bonita. Como o padre disse, se estivesse noutra cidade europeia já tinha sido alvo de obras de restauração.




As pinturas exteriores

O guia














Seguiu-se um almoço com iguarias da zona! E depois seguimos caminhos para Dardhe, que no inverno é uma zona de ski e agora um lugar maravilhoso para passear! E ficamos alojados aqui:


Durante a tarde descasamos um pouco, eu e a A. estivemos a "estudar" inglês! Por fim, um maravilhoso jantar na companhia da "realeza" inglesa, da "familia" VDF e dos vencedores do programa World of Difference!
Foi um dia em cheio!




Sem comentários:

Enviar um comentário