quinta-feira, 29 de agosto de 2013

1º Fim de Semana! Cientifico!

Pai e filha ficaram em casa a brincar e a arrumar algumas coisas e eu passei os dois dias na conferência, com uma ida ao supermercado pelo meio!

Nestes dois dias foram apresentados trabalhos sobre as várias dimensões sociais da Âlbania, aqui fica o retrato do que foi apresentado:

- as dificuldades na integração de crianças com deficiência em contexto escolar regular e a falta de recursos de apoio; 3,6% da população total da âlbania são crianças com deficiências; existe uma lei (recente - 2012) sobre as necessidades educativas especiais mas não está a ser implementada.
- problemas de violência para com as crianças na escola e em casa....
- trabalho infantil: 7,7% das crianças trabalha (minas, construção, restaurantes, agricultura....); e existe problemas de abandono escolar
- os jovens com comportamentos delinquentes vão para a prisão (com mais de 14 anos são considerados responsáveis) e não existem estruturas com programas alternativos
- para a população reformada o valor das reformas é baixo, não há apoio ao domicilio nem cuidados continuados para quem precisa; existem 6 lares (em todo o país) onde estão 315 pessoas.

Com certeza que estes dados não retratam a realidade total mas dão uma ideia das necessidades que são sentidas por aqui.

No domingo falei com uma Professora da faculdade de Tirana (a organizadora local) para perceber se havia espaço para alguma colaboração/trabalho em conjunto. Ela ficou muito interessada na perspetiva da "promoção" que está subjacente ao trabalho que estou a desenvolver, uma vez que por aqui ainda estão focalizados na "cura" (resolução de problemas). Trocamos contactos e ficamos de combinar uns "cafés" para conversarmos e como este lugar é pequeno: vivemos muito perto uma da outra. Ir tomar café com alguém aqui, não passa necessariamente por "beber" o café mas serve para fazer negócios, conversar, e quem sabe desenhar estudos em conjunto! Esta Professora foi muito acolhedora, disponível e muito simpática!

O fim de semana foi intenso, cansativo mas acima de tudo fica uma experiência muito valiosa que me ajudou a conhecer um pouco melhor este lugar onde estou a morar.



1 comentário:

  1. os contextos sociais chamam-te. Fiquei cheia de curiosidade pelo desenvolvimento das conversas de café (que por cá também vão sendo prática...)

    ResponderEliminar